20 de novembro. Todos sabem, ou pelo menos deveriam saber, que é o dia em que se comemora a CONSCIÊNCIA NEGRA! Escolhida a data para coincidir com a da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro, e, também, discutir alguns temas como: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
Algumas entidades são responsáveis pela ressonância dos atabaques da África no Brasil. Em Passos, o Núcleo Dércio Andrade é o principal responsável por isso. Trata-se de um cursinho comunitário voltado aos jovens e adultos negros e/ou carentes, que através de uma revolução silenciosa, conseguiu incluir seus alunos na universidade e nos mais diversos setores da sociedade brasileira, não só brasileira, uma vez que o Cursinho Dércio Andrade atravessou barreiras e já levou gente para estudar medicina em Cuba!
Aqui vai o nosso parabéns ao Núcleo e aos seus professores voluntários. Vida Longa ao cursinho Dércio Andrade. VIVA ZUMBI!





AXÉ!
ResponderExcluirArrasou! Adorei a postagem.
ResponderExcluirViva !
ResponderExcluirOlá pessoal!!!
ResponderExcluirNOssa Parabéns pelo site, e parabéns por retratarem o dia da consciência negra tão bem!!!
SOnha e seras livre de espirito...luta e seras livre na vida!!!
Leidhy!